BRT do ABC fará EMTU cancelar 25 linhas intermunicipais da região

O BRT do ABC Paulista trará a extinção de 25 linhas intermunicipais que operam nas cidades da região. A informação consta em uma nota técnica do Departamento de Monitoração da Qualidade Operacional (DMQ) da EMTU, publicado no início deste mês de Junho. Ela traz alguns esclarecimentos quanto à assinatura do contrato de implantação do BRT.

Segundo o departamento, os cortes representam a extinção de 26% das linhas que atualmente operam entre as cidades do ABC, bem como delas para a capital. Além disso, outras 28 linhas metropolitanas (29%) devem sofrer alterações de trajeto e origem/destino e 44 delas (45%) permanecerão como “remanescentes”; provavelmente sem alterações. No entanto, não foram mencionadas as linhas que farão parte de cada uma destas situações.

Atualmente, dezoito linhas da EMTU tem como destino o Terminal Sacomã, que será um dos futuros destinos do Corredor BRT a ser implantado, que terá início no Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo, onde já passa o Corredor ABD. Outra linha, a 047, tem como destino a região do Tamanduateí, que também deve ser atendida pelo BRT. Todas podem estar no pacote de linhas a serem eliminadas ou seccionadas, dado o destino similar ao do BRT.

A EMTU justifica a decisão dizendo que, com a implantação do corredor de ônibus, se tornarão “ainda mais deficitárias” ou “desnecessárias”. A alegação também foi usada para justificar a inclusão dos ônibus intermunicipais comuns e seletivos do ABC no contrato de operação do BRT – tudo ficará a cargo da Metra.

O BRT do ABC foi anunciado de forma oficial pela Gestão Dória em Março deste ano, quando também ocorreu a assinatura da prorrogação do contrato do Corredor ABD com a Metra, bem como a inclusão do BRT e do sistema regular do ABC nele. O anúncio rendeu críticas de técnicos e especialistas (além de parte dos moradores do ABC), uma vez que, no lugar do corredor de ônibus, seria implantado uma linha de monotrilho – que contaria com maior capacidade de transporte de passageiros, além de viagens mais rápidas.

Segundo o vice-governador, Rodrigo Garcia, a previsão é de que a inauguração do BRT do ABC ocorra entre o final de 2022 e o início de 2023.

Redação

Deixe um comentário