Benfica BBTT pinta ônibus de rosa para campanha Outubro Rosa

Foto: Divulgação/Benfica BBTT



A Benfica BBTT, operadora da região Oeste da Grande São Paulo, pintou um dos seus ônibus de Rosa, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, que começa na próxima quinta-feira. A campanha visa orientar mulheres à prevenção contra o câncer de mama.

Não é a primeira vez que a empresa faz algo do tipo. Em 2019, ela estilizou um ônibus que remetia tanto ao Outubro Rosa quanto ao Novembro Azul; esta última para prevenção do câncer de próstata. Na época, metade do ônibus foi pintado de rosa e metade de azul claro; ficando com uma cor de cada lado.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2018, o câncer de mama causou a morte de 17.763 pessoas no Brasil, sendo 17.572 mulheres. O órgão diz que há vários tipos deles, sendo alguns de desenvolvimento mais rápido e outros mais lento. Ele diz ainda que os principais sintomas são:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

O Inca diz que as próprias mulheres podem identificar sinais do câncer de mama, e as estimula a conhecer o próprio corpo para a percepção de alterações. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que uma mamografia de rastreamento (de rotina) seja realizada, por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Ônibus estilizado em 2019

Redação

Leave a Reply