Passageiros poderão doar sangue no Terminal Km 21 nesta quinta-feira

Imagem: Divulgação/EMTU

Passageiros que passarem pelo Terminal Metropolitano km 21 nesta quinta-feira poderão participar de uma ação de doação de sangue. Uma carreta com todos os equipamentos necessários para receber os doadores ficará estacionada no local entre as 8h00 e as 20h00.

Para fazer a doação, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento por WhatsApp e fazer um agendamento; o número é o (11) 95897-1046. Tal medida foi adotada para que não haja aglomeração, em virtude da pandemia de coronavirus.



Segundo nota da EMTU, a ação é “uma parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) com o SAS Brasil e o Hemocentro São Lucas para ajudar a recuperar os bancos de sangue que estão em situação crítica por conta do isolamento social imposto pela pandemia”.

Em entrevista à “TV Envangelizar” a diretora do HEMEPAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) cita que, nesta pandemia, houve uma queda de 25 a 30% no número de doadores no país. Já a ProSangue, órgão do governo responsável por hemocentros no estado de São Paulo, diz que opera com apenas 40% do estoque, para atender a mais de 100 unidades de saúde, e que precisa urgentemente de doadores. A fundação se diz preocupada devido à retomada de cirurgias eletivas; algo que consome os estoques de sangue existentes.

Ainda de acordo com a EMTU, os protocolos de segurança contra a COVID-19 serão seguidos. As cadeiras, por exemplo, ficarão a 1,5m de distância umas das outras. Toda a equipe estará com equipamentos de proteção (como máscaras, que são de praxe na área) e haverá uma triagem para identificar possíveis infectados pelo vírus.



Para fazer a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que pessoas que tem entre 16 e 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa ter acima de 55kg e deve estar bem alimentado no momento da doação, porém evitando o consumo de alimentos gordurosos 3 horas antes de doar, bem como o consumo de álcool nas últimas 12 horas.

Na próxima sexta-feira, a carreta (que já passou pela estação Vila das Belezas, na linha 5 – Lilás de metrô) está prevista para estacionar na estação Suzano, da Linha 11 – Coral da CPTM, para atender possíveis doadores daquela região.


Redação

Leave a Reply