Prefeitura de SP nega pedido de volta da linha 282


A Prefeitura de São Paulo, responsável pelo cancelamento de 12 linhas intermunicipais da região metropolitana, negou um pedido da EMTU para que a linha 282 – que primeiramte ligava a cidade de Juquitiba à rodoviária do Tietê – voltasse a operar. Neste caso, o pedido da EMTU era para a que o atendimento fosse prestado ao menos até a Estação São Paulo – Morumbi, da Linha 4 – Amarela.

A linha foi cancelada por meio de uma portaria da Secretaria de Mobilidade e Transportes da capital, sob a alegação de sobreposição de itinerários. A administração municipal não considerou a existência de linhas seletivas, de característica e finalidades diferentes, entre elas.



A linha 282, antes de ser encurtada e, posteriormente, cancelada, era a segunda maior linha da EMTU em extensão de trajeto na Grande São Paulo, ficando atrás apenas da linha 206, que liga São Paulo à Guararema; cidade próxima à Jacareí, esta que localiza-se já na região do Vale do Paraiba. Ela percorria pouco menos de 80 km entre as duas cidades.

A ligação era prestada por ônibus do tipo intercity, com carroceria de ônibus urbanos mas com poltronas reclináveis e porta-pacotes, por exemplo. Para ser ter uma ideia, ela era maior até mesmo que linhas rodoviárias gerenciadas pela ARTESP, que ligam o município de São Paulo a cidades do interior do estado e litoral, como Santos e São Roque.

Até mesmo o Ministério Público de São Paulo entrou no caso, por meio da Promotoria de Habitação e Urbanismo da Capital. Ele quer saber se houve excessos por parte da Prefeitura de São Paulo, bem como se as alternativas apresentadas são realmente viáveis. Em nota, a gestão Covas disse que a EMTU participou das reuniões que culminaram na extinção da linha 282. Ela também informou que se baseia em um decreto municipal para tomar decisões quanto às linhas intermunicipais.


Redação

2 thoughts on “Prefeitura de SP nega pedido de volta da linha 282

Leave a Reply