Característica comercial do Brás faz aumentar a cada dia a procura por negócios na região

O Brás fica localizado no Centro de São Paulo. E residir neste bairro oferece a você e a sua família diversas opções de serviços, lazer e infraestrutura.

Essa região foi de domínio de italianos e atualmente se caracteriza por ser um dos maiores polos comerciais de vestuário de São Paulo. Além disso, a região facilita o fluxo de entrada e saída para a Zona Leste da cidade.
A origem do bairro se iniciou a partir da construção de uma igreja, conhecida como a do Senhor Bom Jesus do Matosinho, no século dezoito, em uma chácara que pertencia a José Braz. Um tempo depois surgiram alguns habitantes em volta da capela, que se localizava em uma região afastada, nas margens de uma estrada que era popularmente conhecida como “Caminhos do José Braz”. Por este motivo, o bairro leva este nome, que aos tempos ficou somente “Braz”.

A jurisdição permaneceu com a característica de interior, por possuir muitas chácaras e sítios por sua extensão de terra, mas tempos depois se desenvolveu com a chegada do café e de seus imigrantes. O local servia como um ponto de encontro entre os italianos e os trabalhadores que embarcavam no trem em Santos e desembarcavam em São Paulo, na famosa estação do Brás, que foi construída em 1867. Tempos depois, eles fixaram residência no bairro e nas regiões próximas, como a da Mooca, e estabeleceram a influência italiana na região. Em seguida, o progresso se firmou com a criação de fábricas e comércios.

Nos anos 40, devido à seca que atingiu rigorosamente o país, a população nordestina começou a migrar para a cidade de São Paulo e se instalaram na região próxima à estação de trem. Aos poucos, o Brás perdeu a cara italiana e deu espaço para a entrada do comércio popular, especialmente após a construção da linha de Metrô nos anos 70.

Após o desenvolvimento nos anos 70, o Brás tornou-se um centro de comércio de confecção de roupas. Inúmeras pessoas de todos os lugares do país visitavam o bairro para adquirir roupas que, geralmente, são vendidas em atacado ou varejo. O centro engloba lojistas e revendedores de moda que procuram produtos de qualidade e com um valor um pouco mais em conta.
A Feirinha da Madrugada combina muito com o bairro, pois traduz muito bem o que ele simboliza e significa. Ela acontece nos dias da semana e no sábado, reunindo ambulantes nas ruas e galerias, que vendem seus produtos com excelentes preços no atacado e varejo.
Além disso, o Brás conta com inúmeros serviços, como mercados, escolas, universidades e parques que atraem os moradores e visitantes. O bairro também abriga diversas companhias de Igreja. O local ainda retoma as suas origens locais e possui restaurantes de culinária italiana.

O Brás tem a sua própria festa tradicional, que movimenta as ruas do bairro desde os anos 20, que foi quando a população local passou a saudar a imagem de São Vito Mártir, que já era muito admirada e amada pelos italianos. A reverência foi tão marcante que nos anos 40 uma paróquia foi criada em homenagem ao santo. A festa acontece todo fim do mês de junho e possui barracas de comidas típicas, shows de música ao vivo, entre outras atividades.

Existe outra festa da tradição italiana do bairro: a de Nossa Senhora de Casaluce. Com edições desde os anos 90, ocorre nos finais de semana do mês de maio. A devoção à santa também chegou através do oceano, com os imigrantes, e se espalhou pelo bairro do Brás. Nos mesmos parâmetros da outra festa, são servidos pratos típicos, shows acontecem nas ruas e uma missa inicia as comemorações. Para finalizar, um cortejo com a relíquia de Nossa Senhora de Casaluce passa pelas ruas do bairro.

Para quem adora festas o bairro é ideal, e você não precisa esperar muito, pois são inúmeros os imóveis à venda no Brás, de todos os tipos e tamanhos, basta pesquisar e ver qual é o ideal pra você. E além de todas essas características o bairro possibilita o fácil acesso à Marginal Tietê, à Radial Leste e à Avenida do Estado, onde se encontra o famoso Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido Mercadão. Além disso, para se deslocar dentro do bairro, existem muitos pontos de ônibus e uma parada integrada do Metrô. Este item se torna um atrativo para quem procura por imóveis no Brás.

Tanto o Brás quanto a região da 25 de Março recebem gente de todo o Brasil, de outros países da América Latina e até da África, pois todos querem economizar. A busca é por preços mais baixos no atacado para revenderem em suas cidades. No Natal a economia da região cresce ainda mais, pois são mais de um milhão de pessoas por dia comprando nas lojas da região. Portanto, se você quer economizar basta adquirir seu apartamento no Brás.

E devido a todas essas características a região atrai cada vez mais pessoas a procura por negócios na região, a facilidade em se locomover, os preços baixos e a possibilidade de faturar são excelentes atrativos do bairro.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam porque a procura por negócios na região cresce cada vez mais.

[Conteúdo de Parceiro]

Redação

Leave a Reply