Desfile de blocos de rua afetarão operação de 33 linhas intermunicipais em São Paulo

Neste sábado, está previsto o desfile de 123 blocos de rua em toda a cidade. Destes, 21 devem interferir na operação de linhas intermunicipais. Veja quais são e quais linhas devem ser impactadas, separadas por região da capital, abaixo:

Dica: Para encontrar sua linha facilmente, siga os passos das imagens abaixo:

Centro

Com início programado para as 11h, o bloco “Casa Comigo”, um dos mais famosos do Carnaval, deve atrair em torno de 100 mil foliões, na região da Praça da República. Ele deve passar ainda pelas avenidas São João e Ipiranga. Ainda naquela região, está programado também os desfiles dos blocos “Xique Xique do Cairo”, “Filhos da Santa”, “Tô No Vermelho” e “Desculpa Qualquer Coisa”. Eles devem interferir na operação das linhas 187 e 412. Para a linha 187, foi orientado que a mesma siga apenas até a Rodoviária do Tietê, deixando de acessar a região central. Para a linha 412, a mesma deve ser desviada pelas avenidas 9 de Julho e Brasil.

Zona Leste

Na região do Tatuapé, o bloco “Cafofo Folia” desfila na Praça Santa Teresinha e nas ruas Platina e Fernandes Pinheiro, a partir das 14h. O evento deve impactar na operação da linha 205, que pode realizar pequenos desvios para acessar a Radial Leste (e para sair dela na volta), além de operar com maior tempo de viagem.

No Itaim Paulista, haverá o desfile do bloco “O Samba Canta Histórias”, também a partir das 14h. O percurso do bloco envolve uma passagem pela Av. Tomé Dias Laço, por onde circula a linha 826. Alem de operar com maior tempo de viagem, ela deve seguir orientações dos agentes de trânsito, realizando alguns desvios em vias da região ou esperando a passagem do bloco. Nessa mesma região e horário, desfilará também o bloco “BatucAfro”. Este deve passar pela Rua Monte Carmberela, Rua Benedito Aquilino de Freitas, Rua Barena, Rua Dr. Vidal Vilalva e Praça Silva Teles, local principal do bloco e também por onde passa a linha 088. Ela também deve seguir orientação dos agentes da CET, mas pode desviar por exemplo pela rua Pascoal de Miranda e Av. Marechal Tito na ida, e pela Av. Marechal Tito e Rua Ribeiro Escobar na volta, por volta exemplo. O trânsito na região devido às interdições também pode aumentar o tempo de viagem na linha.

Já na Penha, vai ser a vez do bloco “Clube do Bolinha” entrar na avenida. Ele passará pelas ruas Padre João, Antônio Lobo, Matusalém Matoso, Berari e Dr. Almeida Nogueira, além do Largo do Rosário e da Praça Dona Micaela Vieira, ponto principal do bloco. Este desfile deve impactar na operação das linhas 077, 242, 252, 344 e 589. Elas podem desviar, por exemplo, pela rua Rodovalho Jr. no sentido Ida e pela rua Padre Benedito de Camargo no sentido Volta, mas a EMTU não especificou por onde serão os desvios e disse que as linhas devem seguir orientação dos agentes de trânsito. Elas também devem operar com maior tempo de viagem. O bloco deve iniciar a concentração a partir das 16h.

Zona Oeste

Em Pinheiros, dois blocos vão se concentrar na Praça Omanguás, que fica na Av. Pedroso de Moraes, próximo ao instituto Tomie Ohtake: um a partir das 10h e outro a partir das 14h. Estes blocos afetarão a operação de 14 linhas intermunicipais: 029, 032, 058, 068, 079, 080, 125, 125BI1, 138, 211, 300, 309, 322, 329, 396 e 488. Apenas nove destas linhas devem sofrer desvios, mas todas elas devem ter seus tempos de viagem aumentados devido ao trânsito. No caso das linhas 059, 080, 211, 309, 322 e 386, por exemplo, foi sugerido pela EMTU que elas deixem de ir até o Largo da Batata/Mercado Municipal e retornem da região da Av. Frederico Herman Jr., mas elas podem também ser desviadas pela aAv. Faria Lima e Ruas Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias; mesmo desvio que pode ser praticado pela linha 138 no sentido do Metrô Vila Madalena, por exemplo.

Ainda em Pinheiros, o bloco “Carinhoso” deve desfilar a partir das 14h, em um percurso que envolve as ruas Edson Dias, Álvaro Anes e Cunha Gago, por onde passam as linhas 309, 322, 378 e 386, que devem ser desviadas pela rua Baltazar Carrasco e Av. Faria Lima, momentaneamente.

Haverá também o desfile do bloco “Toca Um Samba Aí”, na Rua Henrique Schaumann, a partir das 14h. Neste caso, foi orientado pela EMTU que as linhas 282, 308 e 412 sigam pela Av. Rebouças.

Na região da Berrini, o “Bloco da Favorita” deve iniciar sua folia às 11h, enquanto o Bloco “Beleza Rara” começa as 14h, ambos na Av. Berrini. A orientação é a da EMTU é para que a linha 376 retorne da Av. Morumbi, sem atender os pontos da Av. Berrini. Já a linha 280 deve ser desviada pela Marginal Pinheiros na volta, por exemplo.

Já na Barra Funda, haverá a festa do bloco “Frita Comigo” às 12h e do “Bloco do Abrava” às 14h, ambos na Av. Marquês de São Vicente, próximo ao Fórum Trabalhista. As linhas 231 e 560 serão desviadas pela Av. Ordem e Progresso, Marginal Tietê e Av. do Estado. Já a linha 399 será desviada pela Av. Ordem e Progresso, Marginal Tietê e Av. Dr. Abraão Ribeiro.

Redação

Leave a Reply