Empresas do transporte metropolitano aderem à campanhas em Janeiro

Empresas estatais e privadas do setor do transporte metropolitano aderiram à campanhas de prevenção e conscientização acerca de questões de saúde neste mês de Janeiro. As ações envolvem principalmente o apoio e a promoção de palestras.

A Estação Itaim Paulista da CPTM recebeu na última terça-feira (28) uma equipe formada por enfermeiros e auxiliares, usando um manequim com manchas pelo corpo, para falar sobre os sinais e sintomas da hanseníase, doença transmitida pelo ar que acomete principalmente a pele. Segundo o ministério da saúde, cerca de 30 mil pessoas foram infectadas por ela, sendo o Brasil o segundo país com maior número de casos por ano.

Ainda nesta linha, o Metrô de São Paulo, entre as 9h e as 16h, receberá ações nesta quinta-feira (30) nas estações Sacomã e Vila Prudente. No mesmo dia, campanhas serão organizadas no terminal Jabaquara, das 10h às 15h, e nos terminais São Mateus e Diadema das 9h às 13h, todos da EMTU.

Na região do Alto Tietê, a Radial Transporte organizou palestras sobre saúde mental no Terminal Suzano. No local houve rodas de conversas e distribuição de folhetos informativos em alusão à campanha “Janeiro Branco”. Participaram da ação os psicólogos do Grupo “Revolução Psicologia” Aline Leite, Aline Concencio, Jaqueline Cruz, Artur Filho e Caroline Couto, todos atuantes na região. Foram apresentados meios para compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de que o Brasil está entre os dez primeiros países com maior número de pessoas com alguma patologia relacionada à saúde mental. Estima-se que uma em cada quatro pessoas desenvolva algum tipo de transtorno deste tipo ao longo da vida.

Abaixo, veja um vídeo no qual o doutor Egon Daxbacher, coordenador do Departamento de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia, postado no canal do Dr. Drauzio Varella, dá mais detalhes sobre a doença:

Você sabia que nós também temos um canal no YouTube? Clique/toque aqui e veja nossos vídeos postados 🙂

<< voltar à página inicial

Redação

Leave a Reply