Moradores de Juquitiba criam petição online para volta de cobradores

Moradores de Juquitiba, cidade que faz parte da Grande São Paulo, mas que fica a 77km do centro da Capital, criaram um abaixo-assinado em um site de petições online pedindo a volta de cobradores de ônibus em linhas que ligam a cidade à Itapecerica da Serra.

Entre outros motivos, o(s) autor(es) alega(m) que a falta do profissional acarreta em maior tempo de parada dos coletivos, pois o motorista precisa cobrar a tarifa dos pagantes em dinheiro antes de prosseguir viagem. Para ele(s), a segurança também estaria comprometida em relação a assaltos e acidentes nos casos em que há a cobrança com o coletivo em movimento.

No momento da postagem desta notícia, 178 pessoas haviam assinado a petição. “Cobradores são necessários para a segurança dos passageiros principalmente nas rodovias federais”, disse uma delas. “Um trajeto que costumava durar 1:40 está levando 2:18, sem falar na falta de segurança. Cobradores precisam voltar”, disse outra.

Segundo a EMTU, a presença de cobradores em algumas linhas é facultativa, desde que atendam a critérios estabelecidos em contratos de concessão. “(…) para as linhas metropolitanas comuns cujo Índice de Passageiros Pagantes em Dinheiro por Quilômetro for igual ou menor a 1,a figura do cobrador é facultativa.”, diz a empresa.

Leia também: Miracatiba foi a empresa mais multada do Consórcio Intervias em 2019

Veja a petição tocando aqui.

Redação

2 thoughts on “Moradores de Juquitiba criam petição online para volta de cobradores

  1. Concordo plenamente com a volta dos cobradores nós ônibus das linhas de Juquitiba a valo velho, pois a dupla função dos motoristas é perigoso e causa demora ainda maior na viagem, transtorno para nós que precisamos chegar ao trabalho.

    1. Concordo plenamente, não só nesta linha mais em todas
      Sem cobrador está atrasando o trabalhador q paga caro pelo transporte público

Leave a Reply