Mais ônibus serão disponibilizados entre São Bernardo e São Paulo, diz EMTU

Nesta quarta-feira (30), a EMTU disse em seu Twitter que mais sete ônibus serão disponibilizados para três linhas que ligam as cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo. São elas:

  • 152 – São Bernardo do Campo (Área Verde) x São Paulo (Terminal Sacomã);
  • 153 – São Bernardo do Campo (Conj. Terra Nova II) x São Paulo (Terminal Sacomã);
  • 218 – São Bernardo do Campo (Área Verde) x São Paulo (Rodoviária Tietê).

As linhas 152 e 153 são linhas comuns operadas pela Viação Relaxo Riacho Grande. Já a linha 218 é uma linha seletiva operada pela Viação Imigrantes. Ambas fazem parte do grupo do famigerado empresário Baltazar José de Souza, envolvido em processos judiciais e cujas empresas deixam a desejar nas operações. Além destas duas, fazem parte deste grupo ainda as viações Ribeirão Pires, EAOSA, São Camilo, entre outras.

Uma de suas empresas, que atua no estado do Amazonas, está em fase de Recuperação Judicial, situação que foi estendida a mais empresas do grupo e que prejudica o descredenciamento de empresas que deixam a desejar na prestação de serviços em linhas intermunicipais do ABC Paulista.

Na última terça-feira (29), o periódico “Bom dia São Paulo”, que vai ao ar todas as manhãs pela Rede Globo, mostrou as péssimas condições que os passageiros da linha 218 enfrentam todos os dias (toque aqui para assistir). A reportagem enfatizou os diversos problemas de conservação do veículo em que estavam, além de mostrar uma grande quantidade de passageiros em pé, o que é proibido em linhas seletivas, conforme artigo 5°, parágrafo 2° do decreto estadual n° 24.675/1986, sob pena de multa.

Na última multa aplicada pela EMTU à Viação Imigrantes, pelo transporte irregular de passageiros em pé em linha seletiva, o valor cobrado foi de R$104,24, por exemplo.

Apesar de a EMTU falar em “novos veículos”, dificilmente serão ônibus 0 km, visto que não é de costume do grupo trazer ônibus realmente novos. As últimas unidades que chegaram na empresa vieram de outras empresas. Na slinhas seletivas mesmo, há veículos ex-Rio de Janeiro e ex-Viação Miracatiba (que também opera linhas da EMTU), por exemplo.

Ainda segundo a EMTU, os novos veículos proporcionarão um aumento de 74 viagens por dia.

Exemplo de ônibus seminovo que roda pela Imigrantes

Redação

Leave a Reply