Polícia realiza operação contra fraudes em cartões de transporte na Grande São Paulo

Foto: Divulgação/PMESP

O sol ainda não tinha dado as caras quando vários policiais civis e militares chegaram à Estação Carapicuíba, da CPTM. Objetivo era combater fraudes em bilhetes de transporte, como o Bilhete Único e o Cartão BOM. Em diversas estações de trem e pontos finais de linhas intermunicipais, por exemplo, é comum ver várias pessoas “vendendo” passagens mais baratas a passageiros que estão entrando nas estações ou aguardando os ônibus em filas, por exemplo. A ação foi realizada na última quinta-feira (3).

Os passageiros, ao aceitarem a oferta dos criminosos, dão a quantia de dinheiro em espécie à eles, e pegam um cartão BOM, Bilhete Único ou outros bilhetes municipais para passar nas catracas. Depois, o cartão é devolvido à quem recolheu o dinheiro, repetindo o ciclo com outros passageiros.

Além de Carapicuíba, outros três pontos receberam a “visita” dos policiais: Perus, Terminal Armênia e Santo André. Cerca de 80 policiais participaram da ação. Ao todo, 29 pessoas foram detidas, dentre eles dois adolescentes. Foram apreendidos cerca de 1,2 mil cartões, R$4 mil em espécie e quatro notebooks. Todos foram encaminhados à sede do Deic, em São Paulo, e a unidades em Carapicuíba e Santo André.

Segundo o Tenente Diego Lemes, da Polícia Militar, os policiais conseguiram chegar a uma central de clonagem de cartões, com as prisões feitas. Ele disse ainda que a movimentação dos criminosos estava sendo investigada há alguns dias pela inteligência da PM. Todo o material apreendido passará por perícia.

Com informações da EBC/Agência Brasil

Redação

2 thoughts on “Polícia realiza operação contra fraudes em cartões de transporte na Grande São Paulo

Leave a Reply