Escola de Cotia é investigada por irregularidades em cadastro de cartão escolar

Uma escola estadual localizada no município de Cotia (e que está vinculada à diretoria de ensino de Carapicuiba) está sendo investigada pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo por supostas irregularidades no cadastro de funcionários, junto à EMTU, para utilização do Cartão BOM Escolar, cartão o qual estudantes e professores têm direito para desconto total (no caso dos estudantes) ou parcial nas tarifas das linhas metropolitanas.

A suposta irregularidade teria ocorrido entre os anos de 2012 e 2016 e envolve 5 pessoas: Dois professores (que na época dos fatos eram diretores), e três agentes escolares. Segundo a Procuradoria, foi identificado pela EMTU que os três agentes escolares estavam indevidamente cadastrados como beneficiários do Cartão BOM Escolar, sendo que um deles, na escola, estava cadastrado como professor.

Ainda segundo o órgão, os então diretores teriam autorizado e deixado de conferir o cadastro dos beneficiários do cartão. Além disso, segundo as apurações, as senhas de acesso aos sistemas de cadastro – usados por todas as escolas para informar à EMTU quem vai precisar do cartão escolar – ficavam anotadas em um caderno de uso coletivo da escola, o que teria facilitado o cadastro indevido de funcionários que, segundo a lei, não têm direito ao benefício.

Se comprovadas as irregularidades, os cinco envolvidos estão sujeitos à exoneração de seus cargos. Uma audiência está marcada para o mês de outubro para tratar do assunto. Todos os envolvidos puderam apresentar defesa prévia e testemunhas de defesa, além de estar acompanhado de advogado no dia da audiência.

Sobre o benefício do cartão BOM escolar

Veja abaixo a relação de quem tem direito ao pase escolar e à meia-tarifa, também disponível no site da EMTU:

Redação

Leave a Reply