EMTU destaca ações próprias e de operadoras na Semana Mundial do Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Metra

Durante esta semana, em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a EMTU têm destacado as ações de algumas operadoras do transporte metropolitano e também de sua autoria.

Na última Terça-Feira, por exemplo, foi divulgado um vídeo da Viação Miracatiba, empresa que atua em Itapecerica da Serra e região, sobre a economia de agua com a utilização de água de reuso na garagem da empresa. Luiz Baldin, gerente de manutenção da operadora, explica como a água é reutilizada após a lavagem externa dos ônibus da empresa (toda a frota é lavada diariamente). “Antes de chegar na caixa, a água passa por um processo de decantação, onde tira-se o sólido, e a água que está contaminada por óleo e outras impurezas segue para o reciclador, onde passa por um processo que separa a água limpa dos resíduos. Os resíduos vão para uma área de descarte e a água vai para um reservatório, pronta para ser usada novamente.”, comentou.

A EMTU destacou também ações da Radial, operadora de linhas municipais e intermunicipais do Alto Tietê que, além de aproveitar água da chuva na limpeza dos veículos e reutilizar cerca de 80% de sua água, aproveitou tonéis de óleo vazios para confeccionar assentos que ficam na garagem. Acompanhamos parte destas rotinas em visitas em uma das garagens da empresa em Fevereiro, onde os veículos são lavados e vistoriados externamente após o final da operação comercial.

Outras ações destacadas:

  • Programa ConcientizAR, na qual, nos últimos nove anos, foram vistoriados mais de 70 mil veículos, obtendo aprovação de 80% na Grande São Paulo, 93% na Baixada Santista e 83% na região de Campinas;
  • Instalação de placas soares em 20 paradas do Corredor Noroeste no ano passado, em Campinas, gerando uma economia de 22% entre Janeiro e Abril deste ano;
  • Programa Corredor Verde, no Corredor ABD, no ABC Paulista, lançado em 2008, que promoveu o plantio de 10 mil árvores ao longo de 45km de corredor.

Redação

Deixe um comentário