Morador de Taboão da Serra cria petição online para prolongamento da linha 496 até a cidade

Mapa com itinerário baseado na descrição da proposta, bem como uma pequena sugestão. Dados cartográficos do Google.

Criado na última Quarta-Feira (02) por um morador da região Sudoeste da Grande São Paulo, um abaixo assinado solicita à EMTU e ao Governo do Estado o prolongamento da linha metropolitana 496TRO, que atualmente sai do Alphaville III, em Barueri, e vai até o bairro do Jd. João XXIII, em São Paulo. A linha é operada pela Viação Osasco, que integra o Consórcio Internorte. 
Pela proposta do autor, a linha teria seu terminal primário transferido para as imediações do Shopping Taboão, percorrendo a Av. Gov. Franco Montouro e seguindo pela Rod. Régis Bittencourt até o centro da cidade, de onde retornaria pela mesma via, acessando posteriormente a Av. São Paulo. Ela então (provavelmente) seguiria pelas ruas Emica Noguti Seo, Émerson da Silva Fagundes, Raimunda Nascimento de Oliveira e Iracema Sena Cerqueira Santos, atendendo assim ao bairro Cidade Intercap, prosseguindo depois pelo seu itinerário atual.
O autor da proposta argumenta que a extensão da linha proporcionaria melhor acesso à Alphaville, importante polo de empregos da Região Metropolitana de São Paulo, partindo de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra ou Embu das Artes, por exemplo. Ele diz ainda que os moradores destas cidades teriam acesso mais fácil a escolas e universidades (como as ETECs do Jd. João XXIII e da Raposo Tavares, ETEC e FATEC de Carapicuíba e universidades privadas de Alphaville).

A linha

Atualmente, a linha possui cerca de 32km de extensão em cada sentido, e possui uma demanda estimada de cerca de 4.510 passageiros/dia (dados de 2016 – EMTU/STM). Com a alteração proposta, a linha ficaria com uma extensão aproximada de 36,5km no sentido Alphaville e de 34,5km no sentido Taboão.
Clique aqui para visualizar (ou assinar) a petição na íntegra.
Pequena sugestão do blog: Trocaríamos o terminal proposto para a Rua Maria Bento de Lemos (ao lado da Padaria Auto Estrada – Ponto azul no mapa) a fim de evitar o intenso congestionamento que se forma com frequência no Largo do Taboão em alguns horários do dia, o que poderia aumentar consideravelmente o tempo de viagem.

Redação

Deixe um comentário