Postagem especial: Dia do Blog 2016

Em comemoração ao “Dia do Blog”, listamos nesta postagem alguns blogs sobre mobilidade que acompanhamos:

‘CPTM em Foco’

E começamos falando daquele que inspirou a criação deste blog! Nascido em 2010, o blog “CPTM em Foco” foi uma ideia do então estudante de Tecnologia em Logística Diego Silva, que o criou visando compartilhar suas fotos tiradas no Metrô e na CPTM, como uma espécie de Fotolog. O blog se destacava por abordar diversos assuntos sobre a CPTM, fato que, segundo o autor, fez com que a empresa o convidasse para reuniões e visitas técnicas na empresa.

Atualmente, a página realiza uma série de postagens sobre as estações da CPTM, contando suas histórias, algumas curiosidades, mostrando fotos e, em algumas delas, relatando a história dos bairros no qual estão inseridas. Vale a pena conferir!

Link para o Blog: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/

‘Via Trólebus’

Idealizado por Renato Lobo, que é Técnico em Transportes sobre Pneus e Transito Urbano e Operações Rodoviárias, formado pelo Centro Paula Souza,  o Via Trólebus surgiu, inicialmente, em 2003, para mostrar ao publico o funcionamento, vantagens e desvantagens dos sistemas de trólebus no estado de São Paulo, e também o processo de desativação destes. Atualmente (desde 2010), o portal é uma plataforma de discussão sobre mobilidade em geral, com diversas postagens sobre ferrovias, sistemas de ônibus e trólebus, bicicletas e aviação civil, tanto em âmbito nacional como internacional. Considero uma das melhores referencias na área!

‘Mobilidade Sampa’

Criado por Eduardo Paulino, em 2014, após a cobertura de uma grave dos metroviários naquele mesmo ano, o site traz diversas noticias sobre mobilidade urbana em geral, com ênfase na Região Metropolitana de São Paulo. A página é atualizada frequentemente com novas informações sobre trânsito, transportes e tecnologia, assim como seu perfil no Twitter. Leitura recomendada!

‘Mobilidade Cotia’

Idealizado por Carlinhos Aniceto, o blog traz informações sobre o transporte coletivo e problemas diversos na região de Cotia, e também um grande conteúdo relativo aos direitos do consumidor, e as noticias que os cercam. O autor mantêm uma boa frequência de postagens em seu blog, e também colabora frequentemente com nosso blog e com nosso perfil no Twitter.

O nosso blog – ‘Linhas Metropolitanas’

Nunca falamos sobre a criação deste blog, né? Bom, chegou a hora! Como dito acima, este blog foi inspirado no blog “CPTM em Foco”, e foi criado (em 2011) meio que para “cobrir uma lacuna”, uma vez que, ao menos na época, não tinha conhecimento de outros portais que falavam especificamente sobre o transporte intermunicipal sobre pneus (simplificando, ônibus da EMTU). Foi uma mescla de um assunto de meu interesse com essa lacuna existente. E aqui estamos até hoje, com altos e baixos, mas buscando manter o foco!
Feliz dia do blog a todos os blogueiros” =)

Redação

Leave a Reply